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MULTIMUNDOS FIL

EXPERIÊNCIAS com Artes Digitais

uma parceria FIL- PPGMC ECO/UFRJ e UNIRIO, projeto de extensão BUGLAB.

Curadoria: André Paz

Direção Técnica Multimundos: Caio Loures

O atravessamento entre arte, ciência e tecnologia tem dado origem a uma sinergia que transcende as fronteiras tradicionais dos conhecimentos individuais. Tudo se mistura, assim como no FIL Festival.

Há exatos cinco anos o FIL é parceiro da Escola de Comunicação da UFRJ, a ECO. Esse namoro deu certo e, a partir dele, criamos os Observadores FIL, alunos da graduação da ECO que atuam como olheiros e comentadores do FIL em nossas redes sociais. Em 2021,  o FIL virou projeto de extensão no Programa de Pós-Graduação da ECO, o PPGMC, de mãos dadas com a professora e doutora Cristina Rego Monteiro da Luz.

Os observadores são tão potentes, que o FIL criou moda, parceria e método, se espalhou e os observadores FIL agora são exemplos de parceria para outros festivais e universidades. 

Agora, em 2023, ampliando ainda mais nossas parcerias, convidamos os pós-graduandos a participarem desta nova atração: o Multimundos FIL-ECO e juntamos ainda o projeto de extensão Buglab, da UNIRIO.

O que é?

As artes digitais imersivas inserem o espectador em uma experiência multissensorial que transcende a mera observação passiva. Assim, ao combinar elementos visuais, sonoros e táteis, aquele que antes apenas assistia se torna participante ativo das experiências narrativas propostas por artistas-pesquisadores que desejam explorar novos meios de estimular emoções e perspectivas.

ARTISTAS-PESQUISADORES E SUAS OBRAS

Eduardo Martino é realizador de produtos audiovisuais, graduado em Engenharia Mecatrônica (USP, 1993) e pós-graduado em Fotografia e Documentário (London College of Communication, 2002). Entre 2019 e 2021, realizou mestrado profissional em Mídias Criativas (PPGMC) na UFRJ, com foco em produtos musicais imersivos e interativos, especialmente áudio espacializado. 

Obra: Two roads é um projeto musical imersivo e interativo inspirado no poema “The Road Not Taken”, de Robert Frost, datado de 1915, que propõe uma reflexão sobre os processos de escolha. Eduardo traz uma adaptação musical do poema, feita por Elodie Bouny, valendo-se de um quarteto vocal à capela. 

 

Felipe Varanda é fotógrafo e sócio-fundador da produtora Cria Projetos e Narrativas, especializada em documentários interativos e projetos de formação em mídias digitais. É mestre pelo PPGCOM-ECO/UFRJ, onde se formou em Jornalismo (1998), e pós-graduado em Fotografia como Instrumento de Estudos nas Ciências Sociais, na UCAM. Atualmente, é membro do núcleo de pesquisas sobre narrativas interativas BUG 404.

Obra: Território e memória é um documentário imersivo que mostra autonarrativas criadas por jovens de escolas de Montreal, Petrópolis e da aldeia guarani Mata Verde (Maricá). O filme compartilha o olhar desses jovens, por meio das imagens que eles mesmos criaram usando câmeras de vídeo 360°, que nos fazem imergir em seus mundos e ver suas histórias ganharem forma. Trata-se de um trabalho de pesquisa-criação que envolveu os adolescentes, seus professores e pesquisadores da Université de Montréal, bem como da UERJ e da UFRJ.

  

Felipe Carrelli é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas (ECO-UFRJ), graduado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2010) e especialista em Divulgação e Popularização da Ciência (Fiocruz, 2019). Dirigiu e editou cinco documentários de longa-metragem: Ano-luz (2015), Leila (2016), Feijão (2018), Castelo abandonado (2020) e Refúgio nas estrelas (2023), que faz parte do projeto “Estrelas do deserto”.

Obra: “Estrelas do deserto” é uma narrativa transmidiática composta por seis obras imersivas e interativas, criando uma experiência específica para cada mídia e plataforma. Em 2019, o projeto “GalileoMobile” realizou atividades de divulgação de astronomia nos cinco campos de refugiados saarauís. Durante a viagem, a equipe entrevistou anciãos e sábias, a fim de trocar conhecimentos astronômicos e registrar suas representações do cosmos.

Inês Maciel

Produtora de conteúdos em cinematic VR (vídeos 360°) e narrativa imersiva, Inês Maciel divide seu tempo como professora e pesquisadora, coordenando a pesquisa Mapeamento do ecossistema XR no Brasil. Sua atuação em VFX e Motion Graphics tem origem na sua formação híbrida em tecnologia e artes, graduada em Design pela Escola de Artes e doutora em Engenharia pela COPPE-UFRJ, mestre em engenharia de produção (COPPE-UFRJ). Recentemente, ministrou workshops de narrativas imersivas e produção em realidade virtual para ARAMCO em 2021/2022 e no Festival de Gramado em 2019/2022. 

 

Ranz Ranzenberger

Mestre em Mídias Criativas (PPGMC-ECO/UFRJ), Ranz é formado em processamento de dados e especializado em computação gráfica. Fez vários cursos nos EUA e Canadá. Atua no mercado de efeitos visuais e 3D há mais de 20 anos. Trabalhou na empresa canadense DISCREET (agora AUTODESK M&E), coordenando a área de Mídia & Entretenimento no Brasil. Atualmente, mora em Vancouver e é responsável pela supervisão de novos alunos na VANARTS (Vancouver Institute of Media Arts), uma das melhores escolas do mundo nessa área, com cursos de um ano em GAMES, VFX, 2D e 3D animation, transmissão e outros. 

Alberto Moura

Mestre em Mídias Criativas (ECO-UFRJ), pós-graduado em Animação e Modelagem 3D (Instituto Infnet) e graduado em Design - Comunicação Visual (PUC-RIO), Alberto Moura é diretor técnico da Azimut VR e produtor de conteúdos em Cinematic VR, especialista na área de ambientes virtuais imersivos, tendo desenvolvido o motion design de exposições imersivas de Van Gogh, Tarsila do Amaral, Monet, Miró, Renoir e Ayrton Senna em parceria com a YDreams Global, e conduziu workshops em Cinematic VR no Rio2C (2019 e 2022), Festival de Cinema de Gramado (2019 e 2022) e Ithra Creative Solutions, junto à ARAMCO e a YDreams (2021 e 2022). Também é professor na ECO-UFRJ e no Instituto Infnet, onde também é coordenador de pós-graduação em Animação 3D. 

Beatriz Galvão

Publicitária, professora do curso de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda/Jornalismo) e do MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais da Universidade Estácio de Sá. Empreendedora, atua há mais de 20 anos no mercado de publicidade, na área de planejamento, criação e produção de conteúdos on-line e off-line. Mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais pela ECO/UFRJ, graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela FACHA e especialista em Gestão em Instituições de Ensino Superior, pela UNESA, em Webdesign - design de sistemas interativos e a gestão da informação, pela UniverCidade e em Marketing, pela Universidade Católica de Petrópolis. Foi gestora nacional dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Fotografia da YDUQS, coordenadora do curso e do laboratório agência experimental de publicidade e propaganda) da Universidade Estácio de Sá, campus Petrópolis. 

 

Obra: O filme Contos do jardim em VR: o imperador, a princesa e as lembranças do jardim conta a história do jardim do Museu Imperial, através das memórias de seus frequentadores, desde os ilustres moradores do Palácio Imperial do século XIX às pessoas comuns, que, desde 1940, quando o Museu Imperial foi criado, lá passeiam, trabalham e vivem momentos de suas próprias histórias. Com direção de Ranz Ranzenberger, Inês Maciel, Alberto Moura e Beatriz Galvão. 

Caio César Loures

É profissional de som e atua desde 2006 em audiovisual, música e artes visuais. Graduado em produção fonográfica pela UNESA e mestrando em Mídias Criativas pela UFRJ (PPGMC), atualmente é diretor de operações e tecnologia do Núcleo de Rádio e TV da UFRJ e diretor no Sindicato Interestadual da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual, membro do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre, da Sociedade de Engenharia de Televisão e da Audio Engineering Society. Prêmio de Melhor Concepção Sonora no Festival de Vitória, 2015, por ‘À Festa, À Guerra’ (dir. Humberto Carrão Sinoti). Prêmio de Melhor Gravação Acústica Tradicional na Audio Engineering Society Latin American Conference Colômbia, 2020.


Obra: Paisagens Sonoras Cariocas traz as ambiências sonoras dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, capturadas com técnicas de gravação de som 360o e difusão binaural. Nesta experiência de imersão sonora, o público é transportado para as ruas de Santa Teresa, enquanto passa o bondinho, um passeio guiado na Vista Chinesa, um dia ensolarado na Pedra do Arpoador, um jogo do Flamengo no Maracanã e o famoso Réveillon na praia de Copacabana. Inspirado no conceito de “paisagem sonora” de Murray Schafer, o trabalho propõe uma outra percepção da cidade e da relação que estabelecemos com o nosso ambiente acústico.

Experiências com Artes Digitais 
Multimundos FIL
Curadoria: Professor André Paz
(Brasil-RJ)

Linguagem: Artes digitais imersivas 

14 e 15 OUT

CCBB RJ (Sala 26)

Horário: 14h às 18h

Entrada franca, sujeita a lotação. Distribuição de senhas 60 minutos antes.

Endereço do local -  Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro, RJ.

CEP 20010-000 – Tel. (21) 3808-2020

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